Cultura
História dos Cineclubes PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 17 de Junho de 2011 03:03

A tradição dos cineclubes data do início do século passado. O primeiro estatuto de um cineclube organizado em bases definidas saiu na revista francesa Ciné Club, organizada por Louis Delluc. Em 1925, ainda na França, nasce a Tribuna Livre do Cinema, inaugurando a tradição de sessões semanais seguidas de debate. Data dessa época o reconhecimento do caráter dos cineclubes pela legislação francesa.

No Brasil, o Chaplin Club foi o primeiro cineclube que manteve uma atividade sistemática e um estatuto coerente. O Chaplin Club publicava a revista O Fã, que, junto com a programação do cineclube, promoveu uma grande discussão a respeito do cinema. O cineclube apresentava uma intensa exibição de filmes internacionais que tiveram importante papel na produção cinematográfica brasileira posterior.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os cineclubes se multiplicaram rapidamente por toda a Europa. Durante o Festival de Cannes de 1947, foi constituída a Federação Internacional de Cineclubes (FICC), com participantes da Argentina, Bélgica, Inglaterra, Itália, França, entre outros. A FICC estabeleceu alguns princípios gerais aos cineclubes, como seu caráter não comercial e a disposição de criar uma rede internacional de circulação de filmes.

O cineclube francês típico – que mais tarde se mostrou presente em todo o resto do mundo – era um exercício de completa adesão emocional ao cinema. Tal fato, porém, não retirou seu caráter crítico. O cineclube era o centro fundamental de discussão do cinema, além de uma produção de crítica impressa que influenciaria o cinema do restante do planeta. Os cineclubes eram núcleos de aprofundamento do conhecimento em cinema.

A organização do público para discutir o processo cinematográfico em cineclubes e outras reuniões envolvendo jovens e cinéfilos fizeram multiplicar pelo mundo vários movimentos que reformavam os cinemas nacionais. Cineastas consagrados como Jean-Luc Godard, François Truffaut, Eric Rohmer e Jacques Rivette – nomes maiores da nouvelle vague - eram assíduos freqüentadores de cineclubes. O Neo-realismo italiano e o Cinema Novo Brasileiro também são originários do cineclubismo, mostrando sua extrema importância no desenvolvimento do cinema mundial.

 

Bruna Veras
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
Fazer cinema no Ceará PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 10 de Junho de 2011 20:40

Última atualização em Dom, 12 de Junho de 2011 18:00
Leia mais...
 
Cine Refluxus ganha notoriedade na cena cearense PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 10 de Junho de 2011 20:00

Última atualização em Dom, 12 de Junho de 2011 18:01
Leia mais...
 
Em fase de crescimento PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 10 de Junho de 2011 19:40

Última atualização em Dom, 12 de Junho de 2011 18:05
Leia mais...
 
No palco, a superação PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 10 de Junho de 2011 19:18

 

Última atualização em Dom, 12 de Junho de 2011 18:08
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2

blog

 

@impressoes_ufc facebook