Em fase de crescimento PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator
Sex, 10 de Junho de 2011 19:40

Formada por alunos de escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana, a equipe do Cine Coelce 2010 apresenta novos rostos no cenário do cinema nacional. Jovens, dedicados e disciplinados, os pequenos cineastas podem ser apenas crianças, mas já fazem cinema como gente grande

Filha sonhadora de uma família de nove irmãos, Ana Patrícia, 14, vence as dificuldades do dia a dia para perseguir o desejo de ser cineasta. Já o jovem Adilson, 15, conta que sempre gostou muito de desenhar, mas admite que nunca havia imaginado que trabalharia com seu hobby predileto.

Esses dois jovens são estudantes de escolas municipais de Fortaleza e Região Metropolitana. Mais que apenas próximos geograficamente, os dois também são unidos por uma precoce paixão: o cinema de animação. Participantes do Cine Coelce 2010, os jovens estão entre os dez estudantes do Estado que tiveram a chance de colocar em prática aquilo que antes só habitava os seus pensamentos.

Palco de encontro desses estudantes, o curta-metragem “Caminhando para o Iguaçu” teve sua estréia na cerimônia de abertura do Cine Ceará 2011. Apresentados entre grandes nomes do cinema cearense e nacional, as crianças foram recebidas sob ondas de aplausos. Estrelas jovens de um universo em franca expansão, eles são rostos novos, sorridentes e nervosos, que possuem juntos o mesmo objetivo: o de construir um mundo melhor.

Abertura Cine Ceara 2011 (8)

Os braços agitados de um pintor precoce

A ansiedade e o nervosismo são evidentes. Entre meias palavras e sorrisos que parecem escapar sem serem notados, o jovem Adilson Bonfim dos Santos ri, coça a cabeça e caminha para os lados, ansioso. As mãos pequenas, trêmulas e inquietas, gesticulam firmemente entre cada frase, como se buscassem desesperadamente aquilo que as palavras não conseguem expressar.

adilson-doidao

“Foi minha professora que me chamou para participar do projeto. Ela disse que, caso eu fosse selecionado, ia receber um curso, e que isso seria muito bom para o meu futuro”, diz. Aluno comportado e dedicado, Adilson mora em Maracanaú, no bairro Pajuçara, com seus pais. Ele estuda na escola municipal Governador Luiz Gonzaga, e fez parte da equipe de pintura digital do curta “Caminhando para o Iguaçu”.

Adilson conta que, mal haviam começado as aulas de animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira, uma vontade desenfreada de fazer cinema surgiu dentro dele. A mãe do jovem, que balança positivamente a cabeça à cada comentário dele, diz que apoia incondicionalmente o filho. “Ele é muito inteligente e criativo, tenho certeza de que dará certo nesse ramo”, diz a mãe, orgulhosa.

Após ter passado pela experiência do Cine Coelce, Adilson garante que pretende ser um grande cineasta no futuro. “Eu achei a oportunidade o máximo, e espero fazer muito mais ainda, se Deus quiser”, declara.

Animadora por acaso

Uma apaixonada pela arte. É assim que Ana Patrícia dos Santos Silva se define. Quando fala, a jovem cineasta parece travar uma batalha consigo mesma: enquanto as palavras, bem articuladas e ditas em um tom decidido, mostram um lado calmo e inocente da garota, os lábios, trêmulos, deixam escapar feições de uma mulher madura, cheia de medos, sonhos e responsabilidades.

“Eu nem conhecia muito bem essa área dos desenhos animados, gostava mesmo era de pintar. Mas, depois que conheci melhor a coisa, essa experiência cresceu muito em mim”, diz Ana, que agora não esconde que seu sonho é ser cineasta de animação.

ana patrícia

De braços permanentemente cruzados e olhar inquieto, a jovem diz que entrou no projeto motivada pela vontade de aprender coisas novas, e superar barreiras. Sobre o resultado final do curta que ajudou a produzir, Ana se diz satisfeita. “Eu fiquei muito nervosa, emocionada, foi ótimo estar ali em cima, olhando direto para tanta gente de renome”, diz a jovem.

Para Ana, o mais importante foi a superação pessoal. “Foi uma experiência sem igual, saber que eu sou realmente capaz de fazer isso, fiquei muito emocionada mesmo”, declara. Mesmo entre as dificuldades de viver em uma família pobre, de nove irmãos, a dedicação e a paixão de Ana mostram um futuro promissor.

A animação

O vídeo do Cine Coelce 2011, "Caminhando para o Iguaçu", conta a história de três personagens bem distintos, com enfoque nas suas relações com a reciclagem. O tema foi escolhido pelos jovens, que também desenharam, animaram e coloriram o curta. Confira o vídeo aqui.

Carlos Mazza