Incêndio na Receita Federal PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 10 de Junho de 2011 19:21

Em 1969 junho 124o prédio passou a ser sede da Delegacia da Receita Federal em Fortaleza. Foi na mesma época, em 1970, que o morador da região da Praia de Iracema, o senhor José Edson de Carvalho (54), chegou em Fortaleza, com apenas 16 anos.

Natural da cidade de Coreaú, localizada no interior do Ceará, José Edson, mais conhecido como Belchior, devido à barba que lembra a do cantor nordestino, veio para Fortaleza para trabalhar na cantina do irmão, que funcionava no prédio da Alfândega.

Belchior lembra com nostalgia das festas de final de ano, dadas no prédio, pela Receita Federal. “Tinha muita comida e música. Toda a família vinha comemorar. Era muito bom trabalhar lá. Todo mundo era muito unido.”, lembrou Belchior.

No dia de 29 de janeiro de 1978, um incêndio, causado por curto-circuito, destruiu parte do quinto bloco do prédio, além de documentos históricos e parte da mobília do local.  Em 1979 os órgãos da Secretaria da Receita Federal passam a funcionar no Edifício do Ministério da Fazenda em Fortaleza.

Com a saída do orgão Federal do prédio, a cantina do irmão de Belchior também teve que ser retirada do local. O prédio da Alfândega fica abandonado e Belchior passa a ser vendedor ambulante.


Morador da Praia de Iracema, Belchior


Isadora Rodrigues
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Notícias relacionadas
Surge a Alfândega de Fortaleza

Prédio da Alfândega será espaço da Caixa Cultural



Última atualização em Dom, 12 de Junho de 2011 14:10
 

blog

 

@impressoes_ufc facebook