Este é o Mara Hope PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

O naufrágio do velho navio

Em sete de novembro de 1983, um navio petroleiro ancorado no Texas, Estados Unidos, sofre por quatro dias um incêndio. A embarcação, conhecida por Mara Hope foi condenada ao desmonte, que posteriormente seria feito em Taiwan, na Ásia, para onde seria levada por um rebocador. Porém, a viagem acabou na América do Sul, depois de transtornos mecânicos. E, foi em Fortaleza, há mais de 25 anos que o Mara Hope naufragou.

Em conversa com o mergulhador Marcus Davis, ele relembra que avistava de longe o navio desde a infância. Em 2004, aos 18 anos, ele e seus amigos foram nadando pela costa fortalezense até chegar ao naufrágio. Após a primeira visita ao Hope, eles não deixaram mais de ir lá. Tornou-se o local de reunião e diversão dos amantes do mar. Foi assim, nesse ambiente de encontro de turmas, como a de amigos de Marcus Davis, que o navio passou a ser mais freqüentado.



Já não é mais como era antigamente

Porém, o Mara Hope famoso por possibilitar pulos radicais, ter vida marinha, ser utilizado como ponto turístico e fazer parte dos resquícios da história cearense, encontra-se em condições precárias, de acordo com o mergulhador Davis. Segundo ele, o navio está coberto pela ferrugem, provocada pela ação da maresia e do sol, o que compromete a visitação do local.

E, devido às essas condições adversas do navio, o mergulhador alerta para que os visitantes não subam no navio, pois o Mara Hope ruiu em dezembro de 2010, o que põe em risco a segurança de quem pensa em subir no navio. Marcus Davis acrescenta que para os mais afoitos, o recomendável é ir com alguém que conheça bem a estrutura do navio, tomar uma vacina antitetânica e manter a atenção redobrada nos locais mais enferrujados.

Marcus também explica que não é viável tentar chegar ao Mara Hope a nado. Uma das dicas é pagar um pescador para fazer o transporte em ida e volta, em uma embarcação segura. O serviço pode ser procurado próximo à Ponte Metálica, segundo ele.

Em agosto de 2011, os passeios do Mara Hope serão reativados. O Clube do Mar do Ceará conta que o novo passeio sairá da Beira-Mar, o veleiro irá ancorar ao lado do navio, e sob a supervisão de instrutores, o público será levado para uma visitação próximo ao local do naufrágio, mas sem subir na parte superior do Mara Hope.

Hoje, o Mara Hope é propriedade da União, assim como qualquer outro navio naufragado na costa brasileira, de acordo com a Capitania dos Portos. Não há intenção de resgatá-lo. Seria até possível tecnicamente, mas os custos são muito elevados e não compensaria, conforme a Capitania dos Portos. O que resta a curiosos e banhistas é visitar o local nessas embarcações seguras para conhecer um pouco mais da história do Ceará.


 

 

Notícias relacionadas
Casa de História e histórias

Surge a Alfândega de Fortaleza

 

blog

 

@impressoes_ufc facebook